Intensificadas ações de saúde no Interior
A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Saúde e Saneamento, vai implantar, a partir do próximo mês, o programa “Saúde em Ação”. O objetivo é intensificar as ações na área da saúde em todo o município, notadamente no interior, beneficiando a população dos distritos, povoados e zona rural.
De acordo com a secretária da Saúde, Roberta Barros, os serviços que serão prestados a essas comunidades terão a mesma qualidade dos oferecidos pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) localizadas no centro e nos bairros. Para a secretária, a diferença básica é que as pessoas não precisarão se deslocar à cidade para receber o atendimento.
Para implantar esse novo modelo de atendimento de saúde, a cada sexta-feira uma equipe multidisciplinar se deslocará a uma determinada comunidade. A equipe será formada por médico, enfermeira, técnica em enfermagem, agentes de saúde e vigilância epidemiológica, que farão as consultas, imunização, testes rápidos e exames laboratoriais.
A programação do mês de julho já foi divulgada e beneficiará os moradores das regiões de Ouricana (dia 1º), Pimenteiras (dia 7), Pedra Alta (dia 15), Perelândia (dia 22) e Era Nova (dia 29). “A cada sexta-feira estaremos com nossa equipe multidisciplinar atendendo e os casos que requeiram outras providências serão encaminhados para as especialidades”, informa Roberta Barros.
Dentre os exames mais frequentes que serão oferecidos pelo programa “Saúde e Ação” estão os de hipertensão e glicemia, sífilis, HIV, e outros que possam diagnosticar doenças, especialmente as transmitidas pelo Aedes aegypt, como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. A ideia é privilegiar a prevenção das doenças.
Desde que assumiu a Administração Municipal, em janeiro de 2013, o prefeito Almir Melo vem implantando melhorias no serviço de saúde prestado à população. “Nossa preocupação sempre foi atender os moradores o mais perto possível de suas casas, em instalações condizentes, oferecendo serviços prestados por profissionais da saúde e medicamentos”, ressalta Almir Melo.
Para isso, inicialmente foram reformados todas as unidades de saúde existentes, implantadas novas em outras áreas, com novos equipamentos, contratados novos profissionais e adquiridos insumos e medicamentos. “Nossos pacientes recebem um tratamento digno e por uma equipe comprometida com a saúde da população”, explica a secretária da Saúde.